
Atividades
SELEÇÃO E CADASTRAMENTO: Coletar dados e informações da família que recorrem por vaga, tanto por procura espontânea, como por meio de encaminhamentos, para posteriormente com base nas informações, será realizada a inclusão. A partir dos dados e atendimento prévio com a família, é possível verificarmos e priorizar os casos mais necessitados e com maior vulnerabilidade.
REUNIÕES COM PAIS/RESPONSÁVEIS: Com as reuniões aproximamos a família do projeto e fortalecemos a questão da participação social, pois aproveitamos o momento para tratar não somente de assuntos da entidade, mas também de outros que envolvem a sociedade no geral.
ATIVIDADE EXTERNAS MONITORADAS (VIAGENS/PASSEIOS):Pretendemos com as atividades externas, oferecer mais lazer, diversão e integração entre os integrantes. Com estas atividades é possível reunir todos em um único grupo, fortalecendo os vínculos de amizade.
ATIVIDADES LÚDICAS/ LAZER/ RECREAÇÃO/ CULTURAL: O desenvolvimento destas atividades tem como foco, despertar a participação, trabalho em equipe e fortalecer o vínculos de amizade entre os participantes.
ATIVIDADES ESPORTIVAS: esta atividade tem por objetivo maior, além da pratica esportiva, proporcionar a socialização, cooperação, respeito, convivência e fortalecer os vínculos de amizades. A mesma é praticada dois dias da semana em especial as terças e quintas-feiras.
ATIVIDADES ARTÍSTICAS E ARTESANAIS:Buscamos com esta atividade desenvolver as habilidades artísticas, as potencialidades, despertar a criatividade e fortalecer os vínculos de amizades por meio da troca de ideias e cooperação. É desenvolvida pelas educadoras em especial as segundas, quartas e sextas-feiras, onde os integrantes são divididos em dois grupos, cada um com a Educadora Social correspondente. Nesta atividade é possível trabalhar a questão da solidariedade, onde um aprende a cooperar com o outro em suas dificuldades. Os grupos são dividos, justamente para respeitar as habilidades e domínios de cada idade.
COMEMORAÇÕES EM GERAL: Buscamos sempre trazer para discussão o assunto que esta sendo comemorado, informações e textos que falem sobre o motivo de estar sendo celebrado. Também, todos os meses é feito uma festinha de comemoração ao aniversariante do mês, afim, de que pelo menos no projeto seja festejado este dia, uma vez que, a maioria relatar ter bolo, doces e decoração apenas no projeto.
REUNIÕES DA EQUIPE DO PROJETO: Reunimo-nos todos os meses para discutir melhorias e avaliar como estão as atividades e o trabalho em geral realizado na entidade, com objetivo de acrescentar ou até mesmo modificar algo que não estava tendo um resultado satisfatório.
AVALIAÇÃO DA EQUIPE DO PROJETO: É de suma importância que cada um da equipe avalie a sua atividade e tudo que envolve a execução desta. É um espaço onde a opinião e as reivindicações ganham força, aprendendo um a respeitar o ponto de vista do outro e, também, um a ajudar o outro após exposta alguma dificuldade, pois cada um avalia sua conduta e dedicação nas atividades. Esta avaliação é realizada nos dias de reunião de equipe.
VISITAS DOMICILIARES: Realizamos sempre que precisamos de nos aproximar mais da realidade vivencia da pelas familias e sempre que estamos acompanhando alguma situação que exige uma intervenção maior.
ATENDIMENTO INDIVIDUAL DOS INTEGRANTES: Frequentemente, chamamos os integrantes para conversar sobre sua situação familiar ou alguma questão que vivenciam que necessita de uma intervenção mais profunda. É extremamente necessário este momento, pois é a partir do atendimento individual que ficamos sabendo das vulnerabilidades e diversas situações de violência. Em alguns casos mais delicados, os atendimentos ocorrem semanalmente. Geralmente, é a partir deste atendimento que passamos a acompanhar a família.
ATENDIMENTO FAMILIAR: sempre que uma criança ou adolescente é incluído na entidade, realizamos o atendimento familiar. Muitos casos, posteriormente, exigem um acompanhamento maior. O atendimento familiar se estende também ao que chamamos de procura “expontânia ou voluntária”, onde várias famílias todos os meses procuram pelo projeto para discutir alguma situação e pedir auxílio sobre como proceder em alguns casos. Deixamos bem claro em nosso atendimento com todas as famílias que sempre que necessitarem de intervenções o projeto esta à disposição para atendê-las, pois nosso propósito vai além do trabalho com as crianças, se estende à família.
GRUPOS E ATIVIDADE DE CIDADANIA: Esta atividade oferece condições para que os integrantes discutam temas relacionados ao seu dia-a-dia e outros extremamente importantes para o dispertar de uma consciência mais crítica. Antes dos encontros, realizamos uma inquete para saber qual assunto gostariam de falar e a participação dos integrantes durante os encontros é muito satisfatória, pois todos interagem, deixam sua opinião e saem com a tarefa de discutir com os pais o que foi falado na atividade. Em vários atendimentos realizados com os pais, ficamos satisfeitos, pois muitos relatam que os filhos chegam à suas casas após o grupo e discutem sobre o que foi conversado com a psicologa e em alguns chegam a cobrar uma mudança de atitude “inadequada” dos responsáveis. É muito rico e importante o trabalho que a psicologa desenvolve e o resultado é notável.
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS ATENDIDOS:Por meio deste instrumento, sabemos o grau de satisfação de cada atendido pelo projeto e também na medida das possibilidades, buscamos atender algumas necessidades e reivindicações. O intuito é incentivar a participação para buscar mudanças e construirmos juntos, democraticamente, as novas formas de atuar. Geralmente ocorre duas vezes ao ano a pesquisa.
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS RESPONSÁVEIS:Com a mesma finalidade do questionário aplicado aos integrantes, com este instrumento, objetivamos saber o grau de satisfação dos pais a respeito do trabalho que realizamos na entidade e também realizar um trabalho em conjunto com a família, incluindo ela na busca por melhorias. Com o resultado buscamos mudanças, bem como, atender as propostas vindas de casa para melhor cada vez mais o atendimento.
AVALIAÇÃO FINAL:Fazemos um apanhado geral do trabalho realizado no ano e avaliamos todos os pontos e o que devemos mudar para o ano seguinte. Esta avaliação é apresentada aos pais e integrantes na ultima reunião do ano. Utilizamos vídeos e fotos para mostrar o resultado. Nesta avaliação é possível, de modo geral, julgar os pontos positivos e negativos do decorrer do ano e buscar melhorias para o próximo, dando voz não somente aos funcionários, mas também aos atendidos e seus responsáveis.

